Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Turismo de Galpão ensina a arte do churrasco no Acampamento Farroupilha

Avalie este item
(0 votos)

Com o início do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, na Capital, também começam as atividades das oficinas da Secretaria Municipal de Turismo, dentro da iniciativa do Turismo de Galpão.

 Neste domingo, 7/9, por exemplo, foi realizada uma oficina que ensina aos visitantes a preparação do churrasco, a mais tradicional comida do gaúcho.

Da escolha dos cortes de carne no açougue à preparação do fogo de valeta com pedaços de lenha, espetar e salgar as carnes e arrumar os espetos sob o fogo, nada escapou do mineiro Rodrigo Lessa, que participou da Oficina.

Preparar e saborear um churrasco com a família e os amigos em Belo Horizonte não é novidade para Rodrigo e sua mulher, Ana Carolina Bretas. Mas o ritual é diferente.

- Utilizamos mais a grelha, como nas parrilhas, e assamos pedaços menores de carne, diferente daqui. Adoro fazer churrasco, e não poderia deixar passar a oportunidade para aprender um pouco sobre o principal prato da culinária gaúcha comentou o engenheiro civil, que mora há nove meses na capital gaúcha em função do trabalho.

Fulana e baltrana

Rodrigo e Ana Carolina

Com a  orientação do patrão Aloísio Rodrigues Gonçalves, que ministra a Oficina, Rodrigo aprendeu, na hora de escolher as carnes no açougue do próprio Acampamento, que a costela deve ser gorda, “porque é a mais saborosa”, e o corte mais largo “para que líquido da carne não escorra tão rápido ajudando na maciez da carne”.

Muito atento a todos os passos, o mineiro aprendeu também que o sal grosso não deve ser esfregado na carne, e que o excesso deve ser removido apenas batendo o espeto.

- Aprendi, também, que nunca se deve deixar a carne de gado secar, enquanto as de porco e de frango ficam melhores bem assadas – disse.

Técnicas de como preparar o chimarrão foi tema de uma outra Oficina realizada no sábado 6/9, no Piquete Recanto dos Amigos.  O integrante do piquete Geraldino Ricardo contou que há diversas maneiras de fazer o chimarrão.

- No total, são 36 tipos de chimarrão, e na atividade vocês vão ver quatro dos mais tradicionais”, disse, ao iniciar a oficinas.

 Outra atividade muito apreciada foi a dos  cuteleiros de facas artesanais Leandro Ribas e Hector Yucatán, que ensinaram a técnica de afiar facas em diferentes pedras.

São muitas e variadas as oficinas abertas a visitantes do Acampamento Farroupilha. Até o final do Acampamento Farroupilha o projeto terá oferecido mais de 140 oficinas ao público.  Veja programação completa

Entre para postar comentários

Facebook

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png1.png3.png4.png2.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados