Webinar, realizado com apoio da Embratur para mais de 400 representantes do trade norte-americano, tratou sobre o controle do mosquito Aedes aegypti no País
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com apoio da Embaixada do Brasil em Washington, participou no último dia 12 de maio da realização de webinar sobre o Zika Vírus para 460 agentes de viagem. O treinamento online foi promovido em parceria com a associação norte-americana ASTA (American Society of Travel Agents), com o objetivo de tratar sobre o impacto do vírus no turismo.
O diplomata brasileiro Raphael Nascimento discursou sobre como o Brasil está respondendo ao problema e mostrou as medidas tomadas pelo País para sediar a Olimpíada e a Paralimpíada Rio 2016. De acordo com o representante da Embaixada, desde o início da epidemia no continente americano, o País está na vanguarda da produção de conhecimento sobre o vírus e na linha de frente da batalha contra seu avanço.
“Além do controle do vetor, a resposta brasileira ao vírus inclui o monitoramento da doença, a provisão de financiamento adicional para combate ao mosquito, o incentivo à pesquisa, a capacitação de agentes de saúde, a assistência à população afetada e a cooperação internacional”, informou Nascimento aos representantes do trade norte-americano.
O diplomata reforçou ainda as diversas medidas que estão sendo implementadas in loco para eliminar focos de reprodução do Aedes aegypti, tais como: visitas regulares e agendes de saúde a todos os locais de construção; remoção ou tratamento dos reservatórios utilizados nas construções; varreduras diárias em todos os locais de competição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; designação de equipes de saúde ambiental para controlar a população de mosquito nas áreas de competição e de aglomeração de pessoas.
“O Brasil está fazendo a sua parte na luta global contra o Zika”, reafirmou Raphael Nascimento.
Além do representante do Brasil, o webinar contou com a apresentação de palestrantes do México, Porto Rico, e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.






