Já estão instaladas 1.224 placas, em até três idiomas, nos principais pontos turísticos de Brasília
Os visitantes e moradores de Brasília já contam com um auxílio extra na hora de conhecer os monumentos da Capital Federal. A Secretaria de Estado de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal finalizou a implantação das 1.224 placas de sinalização turística. Os modelos garantem o acesso e a prestação de informações sobre os locais mais relevantes da cidade sob o ponto de vista turístico.
Terminada a implantação, o GDF já providenciou a vistoria das peças e realiza ajustes finais. “O projeto começou a ser implantado no início do ano. Nós já atendemos bem aos turistas da Copa do Mundo. Agora, podemos dizer que Brasília está 100% sinalizada nos locais de interesse turístico”, disse o secretário Luis Otávio Neves.
As placas são dividias entre interpretativas – que trazem a história e dados técnicos dos monumentos – e indicativas – que ajudam o visitante a chegar ao local desejado. O tipo voltado à informação sobre o ponto turístico traz textos em três idiomas – inglês, português e espanhol. Já as placas de indicação de localização são em português e inglês, devido ao formato.
Os modelos seguem o padrão internacional de sinalização turística nas cores marrom e azul (indica serviço). Em Brasília, as placas são iguais às peças de trânsito, cuja arquitetura compõe o acervo do Museu da Arte Moderna em Nova Iorque, desenvolvida pelo servidos do GDF Danilo Barbosa.
A atualização da sinalização turística foi possível por meio de convênio com o Ministério do Turismo, cujo repasse de verba foi de aproximadamente R$ 1.3 milhão.
Aplicativo – Além das placas turísticas, os turistas e moradores que desejam ter mais informações ao visitar os pontos turísticos contam com o aplicativo BeekMe, lançado neste ano pela Setur-DF.
Com tecnologia inédita neste ramo, a ferramenta para smartphones funciona por georreferenciamento e sistemas de microlocalização que enviam mensagens de celular cada vez que o usuário se aproxima de um monumento da cidade. Caso o indivíduo decida entrar no ponto turístico, os Ibeacons instalados dentro do local passam a informar o visitante sobre as obras de arte e acervo cultural disponível, também por aproximação do aparelho.
Para acessar o sistema, além de baixado o aplicativo, o usuário necessita habilitar a internet e Bluetooth do aparelho. A tecnologia é compatível com as versões 4.5, 5 e 5s da plataforma IOS e superior a 4.3 dos celulares androids e tablets. Gratuita e interativa, está disponível nas lojas da AppStore e Google Play.



