O final de semana em Garibaldi foi marcado pela farta gastronomia, animação, comercialização de produtos e cultivo das tradições italianas. Foram estas as motivações que levaram cerca de três mil pessoas aos Pavilhões da Fenachamp, nos dias 4 e 5 de junho, para prestigiarem a 30ª edição do Festival Colonial Italiano.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, o Festival celebra as origens italianas e mantém a tradição no município. “Por meio da música, do artesanato e, principalmente, da gastronomia, moradores e visitantes revivem costumes importantes da imigração italiana”, reforça.
Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o evento tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, vinho e suco de uva. O tradicional cardápio é elaborado pela Associação de Veteranos, que há 35 anos mantêm o sabor das suas receitas. Neste ano, o vinho e o suco de uva foram oferecidos pelas vinícolas Vaccaro, São Luiz e Santa Bárbara. Nos dois dias, a animação ficou por conta de Joce Sampaio e Grupo Partegiani, com músicas populares e do folclore italiano, típicas da região.
A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido, inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade. Neste ano, a entidade festeja seus 45 anos de fundação.
A cada edição, a média de consumo é de: 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.
O Festival é promovido pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG). O evento conta com oapoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana, além da Emater.




