Na primeira fase da Copa do Mundo 2014, Mato Grosso receberá turistas de países vizinhos e também do outro lado do mundo, que virão prestigiar suas seleções
Cuiabá vai receber, na primeira fase da Copa de 2014, torcedores dos principais mercados emissivos de turistas ao Brasil. O primeiro jogo na capital matogrossense será entre Chile e Austrália no dia 13 de junho. O país sul-americano ocupou a quinta posição no ranking de maiores emissores em 2012, quando 250.586 chilenos ingressaram no Brasil. O Chile está entre os 18 mercados considerados prioritários, pela Embratur, para promoção dos destinos e dos produtos turísticos brasileiros.
Outro jogo que deverá atrair uma grande leva de sul-americanos a Cuiabá acontecerá no dia 24 de junho, quando entram em campo Colômbia e Japão. Os vizinhos, fãs do futebol, também adoram passear no Brasil. Em 2012, 100.324 colombianos estiveram aqui e ocuparam a 13ª posição no ranking de turistas que vieram ao Brasil.
“Os sul-americanos são apaixonados por futebol e aproveitarão a chance de ver suas seleções disputando a Copa do Mundo em um país vizinho, próximo a eles. Acreditamos que eles virão para assistir os jogos e para conhecer as belezas do estado de Mato Grosso como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Os dois países, Chile e Colômbia, foram alvos importantes da principal ação de promoção realizada pela Embratur para a Copa do Mundo, o Goal to Brasil. Desde julho de 2012, o Instituto promoveu edições do Goal to Brasil nos principais mercados emissivos e o Chile sediou a primeira edição, em julho de 2012. Já a Colômbia recebeu dois eventos, o primeiro em agosto de 2012 e o segundo em setembro deste ano.
Turistas do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da Austrália também são esperados para prestigiar os ídolos do futebol em Cuiabá na primeira fase do torneio mundial. Apesar da longa distância que separa o Brasil desses países, eles estão entre as 21 nações que mais enviaram turistas para terras brasileiras em 2012. O Japão ficou em 16º lugar com 73.102 turistas. A Rússia ficou em 18º com 25.141. A Coreia do Sul ocupou a 20ª posição com 49.989. Os sul-coreanos enfrentarão os russos no dia 17 de junho. E a Austrália está em 21º no ranking com o envio de 43.161 turistas ao Brasil.
Cuiabá ainda receberá a seleção da Nigéria que jogará contra a Bósnia e Herzegovina no dia 21 de junho. “Infelizmente, temos poucos visitantes vindos desses países, mas acreditamos que a Copa do Mundo será uma bela oportunidade para que nigerianos e bósnios descubram o Brasil”, prevê Flávio Dino.
Em 6 de dezembro, quando a FIFA realizou o sorteio dos grupos da Copa, a Embratur lançou uma campanha onde estrangeiros que moram no Brasil apresentam as cidades-sedes para seus conterrâneos. Cuiabá foi apresentada por um chileno que vive no Brasil há 10 anos.
Veja o vídeo aqui: http://bit.ly/1hYWWyP