A obra de Revitalização da rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico de Garibaldi, está em fase final. Depois da obra subterrânea com saneamento e canalização da fiação e conclusão do alargamento das calçadas, agora, em fase final, está a repavimentação da última etapa – além da colocação das luminárias. A inauguração oficial está marcada para o dia 22 de julho.
Conforme o prefeito Antonio Cettolin, a instalação das luminárias ao longo do trecho deve ser concluída até o final do mês de junho, restando para julho apenas alguns ajustes. “Quem tem este patrimônio público e cultural no Estado é Garibaldi e agora, de fato, estamos vendo a dimensão da beleza desta obra. O que ainda está pendente é a instalação telefônica dos fios na rede subterrânea pela empresa Oi, e em seguida, a retirada dos postes existentes”, reforça Cettolin.
Nos últimos dias, com a instalação das primeiras luminárias, a obra chamou a atenção de quem passou pelo local. De acordo com a Secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, o modelo da luminária foi escolhido para harmonizar com o patrimônio, respeitando o período histórico de construção de boa parte dos prédios. Além disso, a identidade vintage da Buarque, tão renomada entre arquitetos e produtores de cinema, também foi considerada. “Buscamos referências na própria região, nos primeiros postes de iluminação pública”, ressalta.
O pedestal da luminária é de alumínio fundido, a extensão do corpo é aluzinc, com tratamento anticorrosivo. Já a cúpula do poste é de alumínio, com refrator acrílico e com lâmpada de 150 watt metálica, além do som embutido no próprio poste.
Nesta segunda-feira, 13 de junho, inicia a repavimentação da última etapa, trecho entre a Avenida Independência e Avenida Rio Branco. Durante este trabalho, que tem previsão para ser concluído nos próximos 15 dias, a via estará fechada. Solicita-se aos motoristas para que evitem trafegar pelo trajeto. O município também abre, hoje, a licitação para a compra do mobiliário e das plantas que serão distribuídos ao longo do trecho.
A obra foi dividida em quatro etapas. O projeto consiste no cabeamento subterrâneo da rede elétrica e telefônica - trecho entre a Av. Independência e Rua Dr. Carlos Barbosa - alargamento do passeio público de 2 metros para 4 m, mudanças na iluminação e instalação de espaços de convivência distribuídos ao longo do trecho.