Na próxima terça-feira (27) é comemorado o “Dia Mundial do Turismo”, criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado da promoção de um Turismo responsável, sustentável e acessível para todos. A Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado (Setel) está organizando uma série de atividades para celebrar a data.
Entre as ações está a divulgação das “10 Maravilhas do Turismo Ecológico no Rio Grande do Sul “, onde os participantes deverão enviar mensagens e fotos para publicações no site oficial e nas redes sociais da Secretaria. Na segunda-feira (26), das 12h às 17h30, será realizado o Encontro Estadual de Segmentação do Turismo Gaúcho, que em sua primeira edição irá abordar o setor de Negócios e Eventos. O evento acontece na Federação das Industrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a participação dos Escritórios de Captações de Eventos (Convention Bureaus) do Estado.
Já no próprio dia 27 (terça-feira) acontece o Seminário “Acessibilidade e Atendimento à Pessoa com Deficiência no Turismo Gaúcho” seguindo o tema proposto pela OMT visando ampliar as ações que são realizadas pelos profissionais integrantes da cadeia produtiva do Turismo. A atividade, que tem apoios das entidades do setor, acontece durante a manhã no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. Na parte da tarde o destaque será o lançamento do Projeto de Ensino à Distância (EAD) com a parceria da Secretaria da Educação e apoios das Secretarias da Cultura, da Comunicação e da TVE com o titulo” Conhecendo o Turismo na Escola – Arruma a mochila! Tá na hora da aula”.
Segundo a OMT, o Turismo representa quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial com incidência direta, indireta e induzida. O Turismo é responsável por um de cada onze postos de trabalho existentes no mundo. O setor, em escala mundial, ocupa o quarto posto em volume de exportações, depois dos combustíveis, dos produtos químicos e alimentos, adiante de produtos de automação, gerando mais de US$ 1,5 bilhões ao ano em exportações. Para os países em desenvolvimento, o Turismo representa 7% das exportações de bens e serviços.
Para 2030, está previsto o alcance da cifra de mais de um bilhão de turistas internacionais. O Brasil ocupou espaços na mídia mundial devidos aos grandes eventos e no Rio Grande do Sul o Turismo foi incluído no Eixo Econômico do Governo Estadual. A Setel vem organizando ações para integrar o Estado na agenda global, promovendo o desenvolvimento do Turismo Sustentável, contribuindo para melhorar a competitividade turística e para o desenvolvimento econômico, sempre em parcerias com as 27 regiões turísticas e as entidades e empresas do setor.